O Partido Liberal (PL) protocolou nesta segunda-feira (14) um requerimento de urgência para acelerar a tramitação do projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A proposta já conta com 264 assinaturas na Câmara dos Deputados — entre elas, 19 de parlamentares do Rio Grande do Sul, o que representa mais de 60% da bancada gaúcha, composta por 31 deputados.
Assinaram o requerimento deputados de dez partidos diferentes: PL, PP, Republicanos, MDB, PSDB, Cidadania, Novo, Podemos, PSD e União Brasil. Se o requerimento de urgência for aprovado, o projeto segue direto para votação em plenário, sem passar pelas comissões temáticas.
Apesar disso, a decisão de pautar a matéria cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que não é obrigado a colocar a proposta em votação imediatamente. No entanto, o apoio expressivo aumenta a pressão para que o tema seja analisado em breve.
Confira quem são os deputados gaúchos que assinaram o requerimento:
-
Afonso Hamm (PP)
-
Alceu Moreira (MDB)
-
Any Ortiz (Cidadania)
-
Bibo Nunes (PL)
-
Covatti Filho (PP)
-
Daniel Trzeciak (PSDB)
-
Danrlei de Deus (PSD)
-
Franciane Bayer (Republicanos)
-
Giovani Cherini (PL)
-
Lucas Redecker (PSDB)
-
Luciano Zucco (PL)
-
Luiz Carlos Busato (União Brasil)
-
Marcel van Hattem (Novo)
-
Marcelo Moraes (PL)
-
Mauricio Marcon (Podemos)
-
Osmar Terra (MDB)
-
Pedro Westphalen (PP)
-
Ronaldo Nogueira (Republicanos)
-
Ubiratan Sanderson (PL)
E os deputados gaúchos que não assinaram:
Com informações: Jornalista Fernando Kopper