Offline
Governo anuncia R$ 150 milhões para o Programa Saúde na Escola e inicia mobilização nacional por vacinação
Publicado em 11/04/2025 10:21
SAÚDE
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (10) o reforço do Programa Saúde na Escola com um investimento de R$ 150 milhões. A partir da próxima segunda-feira (14), será iniciada uma mobilização nacional voltada à vacinação de crianças e adolescentes, com ações previstas até o dia 25 de abril. A meta é imunizar pelo menos 90% dos estudantes entre 9 meses e 15 anos de idade.
 
As vacinas prioritárias variam conforme a faixa etária. Para estudantes de 9 meses a menores de 5 anos, serão aplicadas doses contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tríplice bacteriana (DTP). Já para os de 5 a menores de 15 anos, somam-se ao esquema a vacina meningocócica ACWY e o imunizante contra o HPV.
 
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80% das escolas públicas do país participam do programa, com adesão de 5.544 municípios. A estimativa é de que quase 28 milhões de estudantes sejam contemplados pelas ações.
 
Além da vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS), as equipes de saúde locais também irão até as escolas para aplicar os imunizantes, revisar as carteiras de vacinação e oferecer orientação às famílias. Os pais e responsáveis deverão preencher um termo de autorização ou recusa da vacinação.
 
A iniciativa visa recuperar os índices de cobertura vacinal, que vêm apresentando quedas desde 2016. Embora o Ministério da Saúde tenha registrado melhora em 2023 em 13 vacinas infantis, os números seguem abaixo da meta nacional, que varia de 90% a 95%.
 
“O objetivo é alcançar essas metas e dar um passo firme na recuperação da confiança nas vacinas”, afirmou Ana Luiza Ferreira Rodrigues Caldas, secretária de Atenção Primária à Saúde. Ela também destacou que o Programa Saúde na Escola vai além da vacinação, incluindo ações de promoção da saúde mental e bucal no ambiente escolar.
 
Para o secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira, a ação nas escolas facilita o acesso das famílias à vacinação. “Os imunizantes mais que dobraram nos últimos 10 anos. Dar a oportunidade de a criança ser vacinada na escola é um alívio para os pais”, declarou.
 
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online