Começaram nesta quinta-feira (10) as homenagens pelos 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, considerado o maior escritor gaúcho e um dos nomes centrais da literatura brasileira. A abertura oficial das celebrações acontece às 16h, na sede da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), no Centro Histórico de Porto Alegre, com a exibição gratuita do documentário 100 Lírios do Erico, dirigido por Luzimar Stricher.
Produzido no início dos anos 2000 e lançado em 2005, o filme reúne depoimentos de familiares, intelectuais e amigos de Erico, como os filhos Clarissa e Luis Fernando Verissimo, o historiador Flávio Loureiro Chaves, o escritor Moacyr Scliar, o jornalista José Mindlin e o bibliófilo Waldemar Torres – muitos deles já falecidos. A produção também apresenta imagens raras, como as 80 primeiras edições dos livros do autor cruz-altense.
“Depois de 20 anos, continua atual. É um documento que não se apaga”, afirma o diretor Luzimar Stricher, que também irá coordenar um debate logo após a exibição, com participação do escritor Alcy Cheuiche.
O evento marca ainda a retomada do tradicional projeto Quinta às 5, promovido pela ARL. A cada segunda quinta-feira do mês, a Academia exibirá os documentários da série Conversa de Livraria, também assinados por Luzimar, com foco em outros escritores do Rio Grande do Sul. As sessões são sempre com entrada franca.
A ARL está localizada na Rua dos Andradas, nº 1234, 10º andar, no Centro Histórico da Capital.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper