A Biblioteca Pública Municipal Justino Guimarães Neto completou 65 anos e comemorou a data com uma programação especial voltada à leitura e à literatura. As atividades integraram o 7º Encontro Municipal de Literatura e a Semana Literária, realizadas de 7 a 14 de abril, em diversos locais de Ibirubá. Um dos destaques da programação ocorreu na última quarta-feira, 9 de abril, às 15h30, com o lançamento oficial da Sexta-feira do Livro de Ibirubá (FELIB), reunindo autores convidados e membros da Academia Ibirubense de Letras (AIL).
A cerimônia, realizada nas dependências da Biblioteca Municipal, reuniu autoridades, professores, estudantes e a comunidade em geral. Durante o evento, o escritor Pedro Paulo Graczki e os membros da AIL Cláudia Klein, Jorge Gonçalves Ferreira e Roberto Aurélio dos Santos participaram de momentos de leitura, bate-papo e contação de histórias. O evento contou ainda com apresentações artísticas e lançamento de obras locais.
O bibliotecário Jorge Ferreira, que participou ativamente da organização, destacou a relevância da biblioteca ao longo dessas seis décadas e meia. “A Biblioteca Justino Guimarães Neto é mais do que um espaço físico — é um ponto de encontro entre leitores, autores, estudantes e sonhadores. Celebrar 65 anos com uma programação tão rica é uma forma de retribuir tudo que ela representa para Ibirubá”, afirmou.
Sobre o lançamento da FELIB, Jorge destacou a importância do projeto: “A FELIB chega como uma proposta inovadora, capaz de movimentar ainda mais o cenário literário da cidade. Queremos que a leitura seja celebrada nas escolas, nas praças e dentro das casas.”
A programação da Semana Literária se estendeu por escolas da zona urbana e rural do município, através da Feira do Livro Itinerante e do Projeto Autor Presente. O roteiro de visitas escolares incluiu autores da AIL e proporcionou contato direto entre os estudantes e escritores.
Nos dias 12 e 13 de abril, a Praça Central General Osório será o ponto de encontro para as atividades abertas ao público, como o Piquenique Literário, sebo solidário, momentos de leitura e distribuição de literatura cristã. A programação também incluiu o projeto “Quebrando o Silêncio”, em parceria com o Clube de Desbravadores Sementes da Pitangueira, promovendo reflexões sobre a violência contra crianças e mulheres.
Organizado pela Prefeitura de Ibirubá, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e do Departamento de Cultura, o evento também faz parte das comemorações pelos 70 anos do município. “Essa integração entre literatura, educação e comunidade é o que dá sentido ao trabalho da biblioteca”, concluiu Jorge Ferreira.
Com atividades para todas as idades, o evento reforçou o papel da Biblioteca Pública Municipal como espaço de aprendizado, convivência e valorização da cultura em Ibirubá.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper