Offline
Cruz Alta inicia vacinação contra a gripe no dia 7 de abril para grupos prioritários
Publicado em 04/04/2025 08:47
SAÚDE
A Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia na próxima segunda-feira, 7 de abril, a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). Os grupos prioritários poderão receber a imunização em todas as salas de vacina do município, incluindo o Centro de Saúde da Mulher e da Criança e as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) nos bairros Santa Rita, Vila Nova, Brum, São Genaro, Benjamin Nott (terças e sextas-feiras), Centro, Lizabel, Toribio Veríssimo, Alvorada e Jardim Primavera. O atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
A meta da campanha é imunizar 90% do público-alvo, estimado em 31.217 pessoas, sendo os idosos o maior grupo (12.540), seguidos pelas crianças (4.942). Neste ano, uma novidade importante é a inclusão da vacina contra a gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Para esses grupos, a imunização será permanente e estará disponível ao longo do ano, não apenas durante campanhas sazonais.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a ampliação dos pontos de vacinação dependerá do recebimento de novas doses. Inicialmente, todas as salas de vacina do município estarão abastecidas para atender a demanda. A vacinação será destinada a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, populações quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de jovens em medidas socioeducativas, trabalhadores dos Correios e portuários.
A vacina utilizada na campanha é a trivalente, composta por três cepas do vírus Influenza (A-Victoria-H1N1, A-Croatia-H3N2 e B-Austria). A imunização é essencial para prevenir complicações graves da gripe, reduzir a circulação viral e proteger especialmente pessoas com fatores de risco. A influenza é uma infecção viral aguda que atinge o sistema respiratório e apresenta alta transmissibilidade. Seus sintomas podem ser semelhantes aos da covid-19. Para mais informações, os moradores podem procurar a unidade de saúde mais próxima.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online