A colheita de arroz no Rio Grande do Sul segue a todo vapor e já alcançou 51,66% da área semeada, o que equivale a 501.276,67 hectares colhidos, conforme dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A Fronteira Oeste lidera os trabalhos, com 71,41% da área plantada já colhida, seguida pela Planície Costeira Externa (61,41%) e Planície Costeira Interna (53,25%). As regiões da Campanha (40,91%), Região Central (34,76%) e Zona Sul (31,92%) completam o panorama do progresso da safra.
Luiz Fernando Siqueira, gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, destaca que as condições climáticas favoráveis têm contribuído para um trabalho mais eficiente dos produtores. "A Zona Sul, que foi a última a iniciar o plantio e, consequentemente, a colheita, tem avançado rapidamente devido à organização e mecanização dos produtores da região", comenta Siqueira. Ele também menciona que a safra deverá continuar ao longo de abril e possivelmente se estender até maio.
Os dados da colheita são monitorados semanalmente e divulgados por meio da plataforma Safra, sistema que oferece informações detalhadas sobre o andamento da semeadura e da colheita, atualizadas pelos 37 escritórios do Irga nas principais regiões arrozeiras do estado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper