O ex-jogador brasileiro Daniel Alves foi absolvido pela Justiça da Espanha da condenação por estupro ocorrido em uma casa noturna do país em 2022. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Tribunal Superior da Catalunha nesta sexta-feira (28), revogando a pena de 4 anos e 6 meses de prisão imposta anteriormente.
Daniel Alves já estava em liberdade provisória desde o ano passado, após um recurso aceito pela Justiça da Catalunha. Agora, ele não enfrenta mais nenhuma acusação na Espanha. Segundo a sentença, os juízes consideraram que houve "falta de fiabilidade do depoimento" da vítima, destacando que partes do relato "não correspondiam à realidade" e não foram confirmadas por provas objetivas, como registros em vídeo.
Além disso, o tribunal negou um recurso da Promotoria de Barcelona, que pedia o aumento da pena para 9 anos sem fiança, e também rejeitou a solicitação dos advogados da vítima, que defendiam uma pena de 12 anos para o ex-jogador.
Daniel Alves foi condenado em 22 de fevereiro por agressão sexual contra uma jovem de 23 anos na boate Sutton, na noite de 30 para 31 de dezembro de 2022. O julgamento ocorreu entre os dias 5 e 7 de fevereiro, com depoimentos de 19 testemunhas, incluindo policiais, funcionários da boate e pessoas próximas aos envolvidos.
O ex-jogador deixou a prisão em 25 de março, após pagar uma fiança de 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões). Como parte das medidas cautelares, ele teve que entregar seus passaportes e manter distância mínima de um quilômetro da vítima. Com a decisão desta sexta-feira, Daniel Alves está totalmente livre de acusações na Espanha.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: G1