A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Special-K, visando o combate ao tráfico de drogas sintéticas em Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Sinos. A ação mobilizou cerca de 83 mandados judiciais em seis cidades: Porto Alegre, São Leopoldo, Capela de Santana, Novo Hamburgo, Campo Bom e Montenegro.
Até as 6h50min, 24 pessoas haviam sido presas. Foram apreendidas três armas, aproximadamente R$ 6 mil em espécie, seis veículos, 15 quilos de maconha, celulares e documentos que devem auxiliar a polícia na identificação de mais suspeitos. No total, foram expedidos 34 mandados de prisão preventiva e 43 de busca e apreensão, além da ordem para o sequestro de seis veículos supostamente adquiridos com dinheiro do tráfico.
A delegada Ana Flávia Leite, da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (4ª DIN) do Denarc, explicou que o grupo criminoso alvo da operação é um braço de uma facção que atua no Vale do Sinos. Um dos principais investigados é um homem de 37 anos, apontado como liderança da organização. Ele já cumpre pena por tráfico de drogas e homicídio no sistema prisional.
As investigações começaram em setembro, quando a polícia identificou um casal responsável pela distribuição de drogas sintéticas em São Leopoldo. O monitoramento levou à apreensão de um celular que revelou detalhes sobre a estrutura do grupo, indicando a atuação de pelo menos 30 pessoas na fabricação, armazenamento e venda de substâncias como cetamina e Special-K, conhecida como "droga do amor". Além do tráfico, o grupo também estaria envolvido em roubos de veículos.
A operação faz parte de uma ofensiva nacional do Ministério da Justiça contra o tráfico de drogas e tem como objetivo desarticular a facção e enfraquecer sua influência no crime organizado do estado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper