Na última quinta-feira, 20 de março, a Câmara de Vereadores de Ibirubá foi palco da Iª Conferência Microrregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, reunindo representantes de seis municípios da região: Boa Vista do Incra, Colorado, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Quinze de Novembro e Selbach. O evento teve como tema central "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano" e discutiu políticas públicas e condições laborais com o objetivo de melhorar a saúde da população trabalhadora.
Cerca de 100 pessoas participaram da conferência, incluindo gestores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil. Antes do evento principal, cada município promoveu uma Pré-Conferência, na qual foram debatidas questões locais e formuladas propostas para orientar as discussões na etapa microrregional.
Os participantes se dividiram em grupos para discutir três eixos temáticos:
- Políticas Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
- Novas Relações de Trabalho e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
- Participação Popular para Efetivação do Controle Social
Após os debates, a Plenária Final aprovou nove propostas, sendo três para cada eixo, além de uma moção, que serão encaminhadas à 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Também foram eleitos os delegados de cada município para participar da etapa estadual, que servirá como preparação para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
O evento, organizado pelas secretarias de saúde e pelos conselhos municipais de saúde dos municípios participantes, foi considerado um sucesso. A ampla participação e o engajamento dos presentes reforçaram a importância do debate sobre a saúde dos trabalhadores como um direito fundamental, visando melhorias nas condições de trabalho e saúde da população trabalhadora da região.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper