Offline
Giovanna Collar, doutoranda da UFRGS, conquista prêmio One to Watch da Alzheimer's Association
Publicado em 19/03/2025 09:52
NOTICIAS
A aluna do último ano de doutorado em Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Giovanna Carello Collar, foi reconhecida como a pesquisadora mais promissora do mundo na área de neurociência ao conquistar o prêmio One to Watch, concedido pela Alzheimer's Association International Conference (AAIC). A premiação foi realizada em fevereiro, durante a conferência AAIC Neuroscience Next - Hub Indiana, em Indianápolis, nos Estados Unidos. Com mais de 300 nomeações entre 50 candidatos, Giovanna foi escolhida por um comitê de especialistas e se destacou como uma das quatro vencedoras do prêmio na categoria de pesquisador em início de carreira.
Aos 27 anos, Giovanna tem se dedicado a investigar fatores protetores e de resiliência na doença de Alzheimer, com ênfase em sua possível origem precoce durante o neurodesenvolvimento. A pesquisa, que envolveu a descoberta de uma mutação genética relacionada à proteção contra o acúmulo da proteína tau, tem sido amplamente reconhecida, e a pesquisadora já acumula cerca de 15 bolsas de viagem para conferências e cursos sobre a doença.
Em sua trajetória, Giovanna recebeu uma bolsa de doutorado Fulbright, que possibilitou a realização de parte de sua pesquisa na renomada Harvard Medical School. Sua dedicação à neurociência também é pessoal, pois a avó materna, Lenira Maria Martins Collar, conviveu com a doença de Alzheimer, embora Giovanna não tenha chegado a conhecê-la. A história da avó, combinada com o ambiente de laboratório de sua mãe, Sandra Carello, também envolvida na área de Química, inspirou a jovem pesquisadora a seguir na carreira científica.
Com a crescente incidência de Alzheimer, especialmente com o envelhecimento da população, Giovanna, que almeja criar um instituto de pesquisa sobre a doença no Brasil, destaca a importância do reconhecimento internacional. Para ela, o maior significado da premiação é mostrar que pessoas de diferentes origens podem alcançar grandes feitos, incentivando outras a se esforçarem para realizar seus sonhos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: GZH
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online