O começo da era Gustavo Quinteros no Grêmio foi marcado pelo vice-campeonato gaúcho, mas também deixou um sinal de alerta ligado, especialmente com a chegada do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 29 de março. O Tricolor enfrentou seis adversários diretos da Série A no Estadual e obteve um desempenho abaixo das expectativas, com apenas uma vitória, dois empates e três derrotas – aproveitamento de 27,7%, somando apenas cinco dos 18 pontos disputados.
O Grêmio teve três confrontos contra o Juventude e três contra o Internacional. Na fase classificatória, com time reserva, o Tricolor foi derrotado por 2 a 0 em Caxias do Sul. Na rodada seguinte, empatou 1 a 1 contra o Inter na Arena. Nas semifinais, venceu o Juventude por 2 a 1 em casa, mas perdeu pelo mesmo placar na volta, avançando para a final nos pênaltis.
Em relação ao desempenho contra o Internacional, na primeira partida da decisão, o Grêmio foi derrotado por 2 a 0. No Beira-Rio, empatou 1 a 1, em um duelo mais equilibrado. Ao todo, o Tricolor sofreu nove gols e marcou cinco nos seis confrontos.
Quinteros justificou a derrota no primeiro jogo contra o Juventude, dizendo que o Grêmio deveria ter vencido por 4 a 1, se não fosse o erro de arbitragem. “Fomos prejudicados totalmente pela arbitragem, e depois, em Caxias, jogamos com um a menos após expulsões rápidas”, explicou.
Para melhorar os números e preparar a equipe para o Brasileirão, o treinador aposta nos 10 dias de treinamento, com foco em aprimorar os aspectos táticos e técnicos. "Estamos mudando a forma de defender e atacar, o que leva tempo. Tenho fé que, a partir de agora, com seis ou sete dias de trabalho intenso, vamos melhorar", projetou Quinteros.
Além dos confrontos contra os rivais da Série A, o Grêmio também não conseguiu vencer na Copa do Brasil. Nos jogos contra São Raimundo-RR e Athletic (Série B), o Tricolor empatou e garantiu a vaga apenas nas penalidades.
A próxima oportunidade para melhorar o desempenho será na estreia do Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG, na Arena, no dia 29 de março, às 18h30. Paralelamente, o Grêmio também terá a Copa Sul-Americana a partir de abril, com o sorteio dos adversários ocorrendo nesta noite no Paraguai.
Duelos do Grêmio contra times da Série A em 2025:
Juventude 2 x 0 Grêmio
Grêmio 1 x 1 Inter
Semifinais:
Grêmio 2 x 1 Juventude
Juventude 2 x 1 Grêmio
Finais:
Grêmio 0 x 2 Inter
Inter 1 x 1 Grêmio
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: GZH