Em reunião realizada no Hospital Regional Santa Lúcia (HRSL) e no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Cruz Alta, a enfermeira Angela Garlet e o Dr. David Viana, do Serviço de Assistência Especializada (SAE), juntamente com Giovana, coordenadora da Política do HIV/AIDS da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), apresentaram o plano de implantação do fluxo de testagem rápida para HIV. A iniciativa segue a Nota Orientativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e será implementada para pacientes internados nas enfermarias, UTI, Serviços de Emergência dessas instituições e também na UPA de Cruz Alta.
A equipe foi recebida pelas enfermeiras Greici, do Controle de Infecção Hospitalar do HRSL, e Andrea Rosado, do Controle de Infecção Hospitalar do HSVP, acompanhadas pelos residentes de medicina das duas instituições. Durante a reunião, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) também foi apresentado aos residentes, reforçando a parceria contínua da Secretaria Municipal de Saúde na assistência hospitalar.
No HSVP, a médica da SMS, Isadora Cordenonsi, esteve presente e aproveitou a oportunidade para discutir com os residentes sobre a importância dos registros médicos adequados nas notas de alta, essencial para um atendimento hospitalar de qualidade.
Segundo a coordenadora do SAE, Angela Garlet, o principal objetivo da ação é promover o diagnóstico precoce de novos casos de HIV, permitindo o início imediato do tratamento, o que ajudará a reduzir a mortalidade por AIDS em Cruz Alta. A implantação do fluxo de testagem rápida é um passo importante no fortalecimento do enfrentamento à doença, garantindo um atendimento mais ágil e eficaz para a população.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: ASCOM Prefeitura Cruz Alta