O projeto "Regulavida – Regularizando Vidas", que visa promover a regularização de documentos e realizar um casamento coletivo gratuito para aproximadamente cem casais em Cruz Alta, dará início à distribuição das senhas nesta terça-feira, 11 de março, a partir das 8h. O evento acontecerá na Coordenadoria de Segurança Pública, localizada na Avenida General Osório, esquina com a Rua Pinheiro Machado, nº 911, no segundo andar.
Os casais interessados devem comparecer ao local munidos de documentos de identificação, como RG ou CPF. Durante a distribuição das senhas, será necessário preencher uma ficha cadastral, e, em seguida, os casais serão encaminhados ao Cartório. "Este projeto tem como objetivo proporcionar aos casais uma oportunidade única de oficializar sua união, superando obstáculos como a falta de documentação", explicou o vereador Pastor Alex Santos, idealizador do projeto.
A ação, agora formalizada como projeto de lei de autoria do vereador Pastor Alex Santos (Republicanos), foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Cruz Alta e será realizada pela Coordenadoria de Segurança Pública da Prefeitura Municipal, com o apoio do Gabinete do Vereador Pastor Alex Santos, do Cartório de Cruz Alta e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). A cerimônia de casamento está prevista para ocorrer no dia 10 de maio, na Praça General Firmino de Paula, e contará com celebração civil, religiosa e comemorativa.
O "Regulavida – Regularizando Vidas" teve sua primeira edição em 2024, quando 36 casais oficializaram sua união em uma cerimônia organizada pelo Cartório de Cruz Alta, com o apoio do IGP e da Igreja Assembleia de Deus Reciclando Vidas. A iniciativa surgiu para atender à necessidade de cidadãos que enfrentam dificuldades no exercício de seus direitos básicos devido à falta de documentos ou pendências fiscais e jurídicas.
A falta de documentos, como carteira de identidade, ou a inadimplência com tributos municipais acabam impedindo muitos cidadãos de acessar serviços essenciais, como saúde, educação e trabalho, além de resultar em estigmatização social. O programa "Regulavida" oferece soluções práticas por meio de ações coordenadas entre órgãos municipais e instituições parceiras. Entre as atividades previstas para este ano, destacam-se: regularização documental, casamento coletivo e reconhecimento de união estável, mutirões de renegociação de dívidas, assessoria jurídica gratuita, facilidades no pagamento de tributos municipais, feirão de empregos e serviços de estética.
Além disso, o projeto proporcionará serviços gratuitos na área da saúde, em parceria com escolas técnicas, visando ao bem-estar da população.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper