Offline
Jovem morre afogada após abertura de comportas de barragem em Salto do Jacuí
Publicado em 06/03/2025 08:56
NOTICIAS
Uma jovem de 19 anos morreu afogada na tarde de terça-feira (4) na Cascata do Saltinho, no Rio Jacuí, em Salto do Jacuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Ana Júlia Correa Vieira foi levada pela correnteza após a abertura das comportas da barragem Maia Filho, segundo o Corpo de Bombeiros de Cruz Alta.
A jovem estava com um grupo de pessoas no local quando um morador alertou sobre o sinal sonoro indicando a liberação da água. Todos conseguiram sair da área, exceto Ana Júlia, que foi arrastada pela força da correnteza. As buscas iniciaram por volta das 18h30, e o corpo foi encontrado às 22h30 a cerca de dois quilômetros do ponto onde desapareceu.
A Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE Geração), responsável pela barragem, lamentou a fatalidade e afirmou que o acesso à cachoeira fica em propriedade particular. A empresa ressaltou que os procedimentos operacionais seguem as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Ana Júlia era estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foi sepultada na quarta-feira (5) no Cemitério Municipal de Salto do Jacuí. A morte da jovem gerou comoção entre amigos e instituições das quais fazia parte. O Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Elétrica da UFSM destacou sua dedicação e espírito colaborativo, enquanto o Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon, onde cursou o ensino médio, ressaltou sua generosidade e comprometimento.
Mensagens de pesar também foram publicadas nas redes sociais por colegas e professores, lembrando a jovem como uma pessoa sonhadora e inspiradora.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online