Na manhã desta quarta-feira (19/2), a Polícia Federal deflagrou a Operação Fafnir, com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro que prejudicou a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC), vinculada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A operação cumpre mandados de busca e apreensão e bloqueia bens dos investigados.
Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão e o bloqueio de bens móveis e imóveis dos envolvidos, incluindo o sequestro de seis automóveis e três imóveis. Também estão sendo realizadas quebras de sigilo bancário, fiscal e telemático. O objetivo das medidas cautelares é garantir o ressarcimento ao erário público após o fim do processo judicial.
A investigação teve início com uma denúncia feita pela própria FATEC, que identificou indícios de manipulação contábil e transferências irregulares de recursos. A fundação colaborou com a Polícia Federal para apurar os fatos, que envolveram a apropriação indevida de verbas públicas, pagamento de despesas pessoais com recursos da fundação e a utilização de empresas e contas de terceiros para ocultar o patrimônio obtido de forma ilícita.
O prejuízo estimado, entre 2019 e agosto de 2023, é de R$ 4.734.217,03. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de capitais.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria