Offline
Apenas 27% das escolas estaduais do RS possuem ar-condicionado, aponta secretária de Educação
EDUCAÇÃO
Publicado em 10/02/2025
Das 2.320 escolas mantidas pelo governo do Rio Grande do Sul, apenas 633, ou 27,3%, possuem aparelhos de ar-condicionado. A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destacou em entrevista à Rádio Gaúcha nesta segunda-feira (10) que, apesar de existirem recursos para a aquisição de novos aparelhos, as redes elétricas das escolas não estão preparadas para suportar as instalações necessárias.
“Vivemos a era dos extremos climáticos. Temos de nos adaptar. Comprar o aparelho não significa, às vezes, poder instalá-lo por causa da rede elétrica que é muito frágil. A Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Estadual de Obras estão trabalhando no calendário de restauração e modernização da rede”, afirmou a secretária.
A Secretaria de Obras Públicas informou que mudanças nos processos administrativos permitirão, a partir de 2025, realizar reformas elétricas com mais agilidade. Segundo a titular da pasta, Izabel Matte, o modelo de contratação simplificada implementado neste ano agiliza os serviços, priorizando as necessidades de cada instituição. O processo inclui vistorias técnicas, elaboração de projetos detalhados e, em muitos casos, a instalação de novas subestações elétricas para garantir a segurança e eficiência na climatização das escolas.
O início do ano letivo na rede estadual, previsto para esta segunda-feira, foi adiado para o dia 17 de fevereiro por decisão judicial, após um pedido do sindicato dos professores estaduais, Cpers. A entidade argumentou que as altas temperaturas, próximas de 40°C, tornam inadequadas as condições de ensino na maioria das escolas. O governo estadual recorreu da decisão, alegando que o adiamento prejudica o calendário escolar e o planejamento pedagógico.
A modernização das redes elétricas é parte de um esforço maior do governo do Rio Grande do Sul, que priorizou investimentos em educação no segundo mandato do governador Eduardo Leite. Com essas melhorias previstas para 2025, a expectativa é que mais escolas possam oferecer ambientes adequados para o ensino, adaptando-se às demandas climáticas e garantindo melhores condições para estudantes e professores.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online