Durante o 6º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em Brasília, nesta terça-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração que gerou ampla repercussão negativa. Ao criticar um possível retrocesso nas conquistas dos últimos 20 anos, Lula insinuou que um "aloprado" poderia desfazer em apenas quatro anos os avanços conquistados ao longo de duas décadas. Embora o ex-presidente Jair Bolsonaro não tenha sido citado nominalmente, a fala foi vista como uma alfinetada direta a seu antecessor.
O discurso de Lula, que iniciou com o anúncio de medidas para a alimentação escolar, rapidamente tomou um tom político e eleitoral. O presidente afirmou que, apesar dos dois anos restantes de seu governo, as conquistas poderiam ser perdidas caso uma liderança "aloprada" tomasse o poder nas eleições de 2026.
“Construir leva décadas. Destruir, basta um aloprado ganhar as eleições que ele destrói em quatro anos o que a gente fez em 20 ou fez em 30”, disse Lula, provocando críticas de setores que consideram o comentário como uma tentativa de gerar polarização e antecipar o clima eleitoral.
Além disso, o presidente fez um paralelo entre a educação e a política de armamento civil do governo anterior. Segundo Lula, seria "melhor criar CAC" (licença para caçadores) do que "criar escola para as crianças aprenderem a estudar", desqualificando as políticas do ex-presidente Bolsonaro.
Em um tom de crítica aberta, Lula também fez um apelo pela valorização da educação, ao mesmo tempo em que condenou as fake news e a desinformação. "Você vai formar homens e mulheres de melhor qualidade, com mais aprendizado. É esse país que nós precisamos construir, e não o país da mentira, o país da cretinice, o país da fake news, o país da irresponsabilidade", declarou, em uma tentativa de associar a oposição a um ambiente de desinformação.
O cenário político para 2026 já está em marcha, e com as movimentações recentes na Câmara e Senado, a disputa presidencial começa a ganhar corpo, com os adversários de Lula se posicionando cada vez mais para o embate eleitoral.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper.