A partir desta sexta-feira (24), o Rio Grande do Sul enfrentará tempo instável devido à atuação de um sistema de baixa pressão aliado ao fluxo de calor e umidade continental. São esperados temporais isolados já pela manhã, intensificando-se ao longo da tarde e noite, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, descargas elétricas, rajadas de vento entre 80 e 100 km/h e eventual queda de granizo. Os volumes de chuva devem variar entre 30 e 70 mm ao dia.
No sábado (25), a instabilidade se mantém, com previsão de temporais pontuais principalmente nas regiões Noroeste, Norte, Missões, Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre, Costa Doce e Litoral Médio e Norte, onde os acumulados podem chegar a 50 mm ao dia. Nas demais regiões, a chuva será mais leve, com volumes abaixo de 20 mm ao dia.
Apesar da previsão de chuva, o número de municípios que decretaram situação de emergência devido à estiagem continua crescendo. De acordo com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), várias cidades já oficializaram seus pedidos de reconhecimento estadual e federal. Entre os municípios com decretos registrados no sistema estão:
- Santa Margarida do Sul
- Manoel Viana
- Capão do Cipó
- Esperança do Sul
- Arvorezinha
- Cacequi
Outras cidades como Rosário do Sul, Tupanciretã, Santiago, Júlio de Castilhos, Jari, Maçambara, São Borja, São Miguel das Missões, São Nicolau, Silveira Martins e Toropi registraram a situação de emergência no sistema, aguardando homologação.
Os municípios podem utilizar o S2iD para acompanhar os processos de reconhecimento federal e solicitação de recursos, além de obter informações sobre ocorrências e gestão de riscos e desastres.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Defesa Civil Estadual