A Escola Estadual de Ensino Fundamental Eliza Brum de Lima, localizada no bairro Abegay, em Cruz Alta, será reaberta após uma extensa reforma que envolveu a reconstrução da cobertura dos blocos e passarelas, troca de forros, pavimentação interna e externa, cercamento com tela, modernização das instalações elétricas e a demolição de uma casa anexa. A obra, custeada pelo Governo Estadual, recebeu um investimento superior a R$ 875 mil.
Interditada desde novembro de 2023, após ser atingida por um temporal, a escola precisou realocar seus 140 alunos para outras duas instituições estaduais, onde concluíram o ano letivo de 2024 sem comprometer o cronograma escolar.
Com as obras concluídas, o retorno às aulas no espaço original está marcado para 10 de fevereiro. Até lá, a 9ª Coordenadoria Regional de Educação e a equipe da escola finalizarão os preparativos, incluindo limpeza e reinstalação dos móveis.
“A expectativa é enorme de retorno ao nosso lar, à nossa comunidade. Foi um ano de muito empenho, de muitos desafios, mas sempre tivemos a certeza de que iríamos voltar. Nosso coração está em festa”, celebrou a diretora Keli Della Mea de Campos.
A reabertura marca um novo capítulo para a comunidade escolar, que aguardou ansiosamente a recuperação do espaço após o impacto do temporal.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: 9° CRE