O Rio Grande do Sul iniciou a efetiva implementação da contratação simplificada para a manutenção de prédios escolares, uma medida que visa otimizar o processo de reformas nas 2,3 mil escolas da rede pública estadual. Lançada em março de 2024 pela Secretaria de Obras Públicas (SOP), a iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo entre a solicitação de demanda e o início da execução das obras, proporcionando mais agilidade e eficiência nas melhorias das unidades escolares.
A secretária estadual de Obras, Izabel Matte, destacou que, após os primeiros meses de implementação, o sistema mostrou-se uma solução eficaz para agilizar as reformas. "A contratação simplificada é uma ótima solução para dar mais rapidez e eficiência às reformas das escolas. Agora, todo o Estado conta com esse sistema", afirmou Matte. Com a medida, as últimas regiões a serem integradas foram as de Bagé, Canoas, Guaíba, Santana do Livramento e Uruguaiana, abrangidas pelas Coordenadorias Regionais de Obras Públicas (Crops).
Além disso, a SOP anunciou que, durante esta semana, publicará uma retrospectiva das ações realizadas no setor em 2024. Os materiais estarão disponíveis no site e nas redes sociais da secretaria, destacando os avanços e os resultados conquistados na manutenção das escolas estaduais.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper