A prefeitura de Espumoso, no norte do Estado, anunciou o fechamento do atendimento ao público pelos próximos 30 dias. A decisão foi tomada pelo prefeito Gerson Machado (PP) para realizar uma apuração detalhada da situação financeira do município.
De acordo com o prefeito, a nova administração teve acesso aos registros contábeis apenas até outubro de 2024, deixando o fluxo de caixa e a documentação patrimonial desatualizados. Uma empresa de contabilidade está auxiliando a equipe municipal no processo de regularização.
"A escrituração contábil da prefeitura não está adequada. Nós estamos trabalhando com números reais apenas até outubro do ano passado. Mas o trabalho segue, apenas impede os pequenos serviços de caixa e pagamento de pequenos tributos", explicou Machado.
Durante o período de fechamento, serviços como o pagamento de débitos municipais e esclarecimento de dúvidas sobre impostos, incluindo o IPTU, serão afetados. No entanto, a emissão de guias continua disponível online. Os serviços essenciais, como saúde e obras, permanecem em funcionamento. A previsão é que o atendimento ao público seja retomado a partir do dia 16.
A antiga gestão, liderada pelo ex-prefeito Douglas Fontana (PDT), afirmou em nota que não vê necessidade na medida adotada pela nova administração. Fontana destacou que a prefeitura está em dia e com dinheiro em caixa, ressaltando que um levantamento patrimonial foi realizado por uma empresa contratada.
Fontana também afirmou que há recursos disponíveis nas áreas de educação, saúde e assistência social, e garantiu que o processo de transição entre as gestões ocorreu sem problemas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: GZH