O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) deflagrou nesta terça-feira (3) a Operação Centauro, com foco no combate a uma facção criminosa que atuava no norte do estado. A organização é investigada por tráfico de drogas, posse e porte de armas de fogo, homicídios, denunciação caluniosa e lavagem de dinheiro.
A operação cumpriu 14 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão nos municípios de Ronda Alta, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Sarandi. Além disso, foram bloqueadas 25 contas bancárias, sendo que uma delas movimentou R$ 1,9 milhão em apenas quatro meses entre 2022 e 2023.
A facção, vinculada a uma das maiores organizações criminosas do estado, utilizava táticas de intimidação para coagir policiais militares e suas famílias, incluindo ameaças de violência. Parte do esquema envolvia a utilização de falsos relatos de crimes para prejudicar PMs que atuavam na repressão aos criminosos, especialmente em Ronda Alta. Essas denúncias caluniosas resultaram na abertura de processos disciplinares contra os agentes, mesmo sem fundamento.
O promotor André Dal Molin, coordenador do GAECO no estado, enfatizou a gravidade das ações da facção:
“O GAECO tem preocupação redobrada em combater facções criminosas que atentem contra integrantes das instituições públicas de segurança, agindo com rigor nesses casos”.
As investigações revelaram que a facção é liderada de dentro de presídios e opera por meio de núcleos que gerenciam estabelecimentos comerciais usados como pontos de venda de drogas. A atuação se estende a várias cidades, onde a organização intimida tanto policiais quanto a população.
A operação, iniciada após denúncia da Corregedoria-Geral da Brigada Militar sobre a coação a policiais, visa interromper as atividades da facção e garantir a segurança das comunidades afetadas. As autoridades destacam que as ações ostensivas e o bloqueio de recursos financeiros são passos essenciais para desarticular o esquema criminoso.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper