Offline
Potencial produtivo do milho silagem no RS segue elevado, mas perdas são registradas em lavouras de sequeiro
AGRO
Publicado em 26/11/2024
O último Informativo Conjuntural da Emater/RS revelou que o Rio Grande do Sul mantém um elevado potencial produtivo para o milho silagem, apesar das baixas precipitações de chuvas no mês de novembro. As perdas com a cultura estão sendo registradas principalmente em lavouras de sequeiro, que enfrentaram períodos prolongados de estiagem. Atualmente, 65% das plantações de milho silagem estão em desenvolvimento vegetativo, enquanto 35% estão em fases reprodutivas.
 
Para a safra 2024/2025, a Emater/RS-Ascar estima o cultivo de 357.311 hectares no estado, com uma produtividade média de 39.457 kg por hectare.
 
Em relação ao milho-verde, os produtores das regiões de Erechim e Cruzeiro do Sul, na área administrativa de Lajeado, se preparam para a colheita, que começou no final de novembro. O rendimento inicial está dentro das expectativas, com 40 mil espigas por hectare, resultando em 13 toneladas por hectare. As áreas de cultivo estão livres de pragas e doenças e não sofreram com o estresse hídrico até o momento. As primeiras remessas de milho-verde estão sendo comercializadas a R$ 0,60 por espiga.
 
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online