Offline
Lula afirma que Nicolás Maduro não é "problema" do Brasil e defende foco nas questões nacionais
POLITICA
Publicado em 12/11/2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista à RedeTV!, que o presidente venezuelano Nicolás Maduro, declarado reeleito em um processo eleitoral controverso, "não é um problema do Brasil". A fala, transmitida no último domingo (10), marcou uma rara declaração do presidente brasileiro sobre o tema desde que a relação entre os dois países se tornou alvo de críticas.
Questionado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) sobre a postura do Brasil em relação à Venezuela, Lula respondeu que cabe aos venezuelanos lidar com Maduro e defendeu a soberania do país vizinho. "Eu quero que a Venezuela viva bem, que eles cuidem do povo com dignidade. Eu vou cuidar do Brasil, o Maduro cuida dele, o povo venezuelano cuida do Maduro, e eu cuido do Brasil", declarou.
O presidente também mencionou que o governo brasileiro, junto com a Colômbia e o México, havia solicitado mais transparência nas eleições venezuelanas ao pedir que fossem apresentadas as atas eleitorais, mas que essas não foram divulgadas. "Nós fizemos uma nota, junto com a Colômbia, expressando nossa inquietação com a falta de uma prova clara do resultado eleitoral", disse Lula, acrescentando que respeita as decisões da Suprema Corte da Venezuela.
As declarações de Lula refletem uma tentativa de reafirmar a independência do Brasil nas questões internas da Venezuela, enfatizando que a prioridade de seu governo é focar nas questões nacionais, sem interferir em outros governos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online