Em sessão realizada na noite desta segunda-feira, 21, a Câmara de Vereadores de Ijuí votou contra o projeto de lei número 102 de 2024, que concederia o título de cidadão ijuiense ao deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS), natural de Santo Cristo, e ao médico Adair Gomes dos Reis. A proposta, de autoria do Legislativo, foi rejeitada.
O vereador Beto Noronha, responsável pela indicação de Bohn Gass, lamentou a decisão e destacou as contribuições do parlamentar para o município, como as obras das paralelas da BR-285, o reconhecimento do curso de Medicina da Unijuí e as emendas destinadas à área da saúde. Noronha também ressaltou que Bohn Gass foi o deputado federal mais votado em Ijuí nas eleições de 2022.
Por outro lado, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereador Matheus Pompeo (PDT), que emitiu parecer contrário ao projeto, justificou que o título de Cidadão Ijuiense deve ser concedido a pessoas que têm vínculos mais profundos com o município, como residência ou laços sociais. Segundo Pompeo, a honraria é destinada a quem escolheu Ijuí como morada, o que não seria o caso de Bohn Gass.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: Rádio Progresso Ijuí