Offline
“Caminhos de Fátima”, movimento peregrino que conquista a cada edição mais adeptos
REGIÃO
Publicado em 17/10/2024

Um percurso para contemplar e se conectar. Se conectar com algo grandioso: nós mesmos, com o Divino, com a natureza, com a grande Mãe. Segundo Ermelinda Junges, madrinha desse movimento de peregrinos, de Alto Alegre, o "Caminhos de Fátima" é conexão, é cultura, é turismo. É um período de tempo, uma caminhada com significado, proporcionando um novo olhar para si mesmo e para o mundo.

Ermelinda, a Prof. Erme, como é conhecida, conta que esse projeto nasceu durante a realização da 70ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no ano de 2021, em Cruz Alta. Evento religioso que reúne milhares de peregrinos de várias regiões do estado do Rio Grande do Sul. "O 'Caminhos de Fátima' era um sonho antigo de um dos casais organizadores da Romaria, Darci e Mita Martins. Eles têm mais de 12 anos de experiência em longas caminhadas pelo mundo. E esse sonho, ao ser compartilhado comigo e com o Liberato Junges, teve o nosso total apoio, além do apoio dos demais casais amigos nossos e da região", relata.

Dessa forma, Ermelinda destaca que ela e seu esposo abraçaram esse projeto e se tornaram padrinhos do Caminho. Hoje, em sua 5ª edição, o "Caminhos de Fátima" é um sucesso, atraindo peregrinos de todo o RS e até de outros estados. "A 1ª edição teve início no dia 2 de dezembro de 2021, no aniversário do município de Alto Alegre, com a participação de 11 pessoas. A partir da 2ª edição, foi vinculada ao mês da Romaria de Fátima, em outubro, mas continuamos a realizar em outros meses. A 2ª edição foi de 3 a 9 de outubro de 2022, com 10 participantes; a 3ª edição, de 2 a 8 de outubro de 2023, com 13 participantes; a 4ª edição, de 4 a 10 de dezembro de 2023, com 5 participantes; e a 5ª edição, que aconteceu há uma semana, de 7 a 13 de outubro, foi novamente perfeita, com um total de 20 peregrinos. O movimento está crescendo, e estamos muito felizes com esse resultado", enfatiza Ermelinda.

Segundo ela, o "Caminhos de Fátima" tem o objetivo de desbravar a região que abrange a Diocese de Cruz Alta, com foco em contemplar as belezas naturais da região do Alto Jacuí, buscando a conexão com o próprio eu, com o Divino e com os outros. "Para realizar esse percurso de 160 km, o grupo buscou apoio e incentivo, bem como algumas referências junto à Rota das Terras Encantadas, com o apoio de todos os prefeitos e secretarias de Educação, Cultura e Turismo de cada município envolvido", pontua Ermelinda.

Ermelinda explica que a caminhada se inicia no município de Alto Alegre, passando pelos municípios de XV de Novembro, Fortaleza dos Valos, Distrito de Colorado, Boa Vista do Incra, Distrito de Benjamin Not, e chega em Cruz Alta, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Para Ermelinda, assim como para a Administração Municipal e todos os peregrinos que participam desse movimento, essa jornada vale a pena, pois proporciona excelentes paisagens de rios, matas, agricultura e muita espiritualidade. "Na próxima edição, teremos novidades, que estaremos divulgando em nosso Instagram @caminhosdefatima, valorizando ainda mais o nosso 'Caminhos de Fátima'. Temos plena certeza de que todos os peregrinos, tanto os que já participam quanto os novos, irão se apaixonar e se conectar ainda mais com esse movimento de amor e fé. Fica o convite para quem quiser participar conosco na próxima edição, será muito bem-vindo e bem-vinda. Lembrando que tudo começa com o primeiro passo", finaliza.

 

Com informações: Jornalista Fernando Kopper

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!