As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão em pleno andamento nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, via que conectará os municípios da Serra Gaúcha à BR-101, em Santa Catarina. No quilômetro zero da rodovia, a autarquia está focada na construção da nova ponte sobre o Rio das Antas, uma estrutura imponente com 400 metros de extensão, localizada em um cânion de altura entre 50 e 60 metros. Além de servir como via de trânsito, a ponte terá um importante papel ecológico, funcionando como passagem para a fauna local.
Em agosto, o DNIT concluiu a mesoestrutura de três pilares da ponte e já iniciou o içamento das vigas entre os apoios. A obra, com investimento previsto de R$ 114,5 milhões, integra o projeto de pavimentação de 24,18 quilômetros de rodovia entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com destaque para o trecho de 8,376 quilômetros em São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, que segue um traçado independente da estrada existente.
Essa nova rota desempenhará um papel estratégico no intercâmbio comercial entre os estados e países do Mercosul, facilitando o tráfego e o transporte de insumos pela região. O potencial turístico também é significativo, já que a BR-285 conecta destinos importantes, como o litoral catarinense, popular no verão, e os Campos de Cima da Serra, que atraem turistas no inverno.
A estrada ainda passa por áreas de grande beleza natural, como os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, além da Serra da Rocinha, reconhecida pelas atrações ecoturísticas, como trilhas, ciclismo e observação de fauna e flora. O DNIT está atento ao impacto ambiental das obras, com monitoramento contínuo dos riscos e ações de preservação de espécies vegetais, garantindo um desenvolvimento sustentável da região.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Leouve