Na manhã desta quarta-feira, 28 de agosto, durante a 47ª Expointer, a Emater/RS - Ascar apresentou o projeto Young Farmers de Intercâmbio Brasil/RS - Canadá. O programa inovador, idealizado pelo CEO da PH Advisory Group e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Hermann, selecionará 15 jovens gaúchos para uma experiência de oito meses e meio em estudos e práticas em ambos os países.
Os jovens, com idades entre 19 e 25 anos, participarão de um programa que inclui aulas de inglês online no Brasil, viagem ao Canadá em 2025, e atividades de campo em Vancouver e Kelowna. O projeto visa proporcionar uma vivência transformadora, permitindo que os participantes ampliem seus horizontes e contribuam para o crescimento do setor agrícola gaúcho.
Paulo Hermann explicou que o projeto surgiu de sua própria experiência ao enfrentar desafios ao sair de uma pequena propriedade para empreender com sucesso. “Eu consegui, mas nem todo mundo tem a mesma sorte. Agora, concluído meu ciclo profissional, sinto que é minha obrigação ajudar esses jovens que enfrentam situações semelhantes às que eu vivi”, afirmou Hermann.
A Emater/RS - Ascar desempenha um papel crucial na seleção dos participantes, aproveitando sua experiência e capilaridade para identificar os jovens mais aptos. “Estamos muito honrados em ter ajudado a construir este programa pioneiro no Brasil. Temos 25 mil jovens rurais assistidos e um curso de empreendedorismo com cerca de 500 jovens aptos a participar”, destacou a presidente da Emater/RS - Ascar, Mara Helena Saalfeld.
Cada bolsa de intercâmbio terá um custo aproximado de R$ 80 mil. Hermann também se encarregou de buscar patrocinadores para viabilizar o programa, que inclui parcerias com o governo do Canadá, PH Advisory Group, Overseas Five Education Inc (Canadá Intercâmbio), Seymour Education Learning Center (Selc) e Emater/RS - Ascar.
O projeto terá início em novembro, com o início das aulas de inglês online, e os jovens viajarão ao Canadá no início de 2025, encerrando o intercâmbio em setembro na província da Colúmbia Britânica. Durante o evento de lançamento, foram revelados os nomes dos quatro primeiros selecionados: João Pedro Silva, Bruna Sganbossa, Aline Mussoi e Elaine Hass.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, presente no lançamento, destacou o apoio do governador Eduardo Leite ao projeto e comprometeu-se a apoiar o intercâmbio. “Faremos o possível para fortalecer e expandir este importante programa”, afirmou Covatti.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo