Um terremoto de magnitude 5,3 atingiu a costa de Portugal na manhã desta segunda-feira (26), sendo fortemente sentido em Lisboa e no Porto. O tremor, considerado um dos mais intensos das últimas décadas no país, ocorreu pouco após as 5h no horário local (1h em Brasília), com epicentro no mar, a 52 quilômetros da costa de Setúbal, nos arredores da capital portuguesa.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) confirmou a magnitude de 5,3, enquanto o Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS) registrou uma magnitude de 5,4. Segundo o USGS, o tremor ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros, o que aumentou sua intensidade.
Além de Lisboa, o terremoto foi sentido em várias regiões de Portugal, trazendo à tona lembranças do devastador megaterremoto do século XVIII, que praticamente destruiu a capital e é considerado um dos maiores já registrados na história mundial.
Apesar da força do tremor, a agência de proteção civil de Lisboa relatou que, até o momento, não há registros de danos ou vítimas. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também confirmou a ausência de alertas de tsunami.
O terremoto desta segunda-feira reacendeu as memórias do episódio histórico que, em 1755, devastou Lisboa com uma magnitude estimada entre 8,5 e 9. Na ocasião, o tremor foi seguido por um tsunami e um incêndio que durou seis dias, levando à reconstrução quase total da cidade e marcando um ponto de inflexão na prevenção de desastres naturais em todo o mundo.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Vídeo: Reprodução