A assistência estudantil do Campus Ibirubá está promovendo uma série de encontros como parte do projeto “Conversas em Jogo”, que oferece sete oficinas focadas em temas relevantes à realidade escolar dos alunos, com o objetivo de contribuir para sua formação integral.
No dia 14 de agosto, o projeto abordou o tema da ansiedade, sentimento comum entre estudantes e que, quando não tratado, pode evoluir para problemas psicológicos mais graves. A oficina foi conduzida pela psicóloga Vanessa Castro, que ensinou técnicas de atenção plena, respiração e organização dos pensamentos. Durante o encontro, alunos e servidores participaram ativamente, compartilhando suas experiências e buscando soluções em conjunto.
Além da ansiedade, outros temas como empatia, relacionamento abusivo e habilidades sociais também farão parte do conjunto de oficinas oferecidas ao longo do projeto. Com encontros mensais, as atividades utilizam diferentes abordagens pedagógicas e formatos, sempre em grupo. "Mais do que promover diálogo sobre esses temas, buscamos prevenir e intervir em situações que possam estar sendo desencadeadas no espaço escolar ou sendo vivenciadas no dia a dia dos estudantes", destacou a pedagoga Vanessa Bugs Gonçalves, coordenadora do projeto.
A equipe da assistência estudantil, composta por profissionais de diversas áreas, participa ativamente das oficinas, e o projeto também conta com o apoio do estudante e bolsista João Padilha. As oficinas visam criar um ambiente de acolhimento e aprendizado, fortalecendo o bem-estar e as relações sociais no ambiente escolar.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Instituto Federal de Ibirubá