Offline
OMS declara Mpox como emergência de saúde pública internacional após aumento de casos na África
NOTICIAS
Publicado em 15/08/2024
Nesta quarta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Mpox, popularmente conhecida como varíola dos macacos, uma emergência de saúde pública de importância internacional. A decisão foi tomada após o aumento expressivo de casos na República Democrática do Congo e em outros países africanos. Somente em 2024, a doença já registrou mais de 14 mil casos e 524 mortes, superando os números de 2023.
Em coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a rápida propagação de uma nova variante da Mpox no leste da República Democrática do Congo e sua detecção em países vizinhos que não tinham casos anteriormente são motivos de grande preocupação. “O potencial para uma maior disseminação dentro de África e fora dela é alarmante”, destacou Tedros.
A OMS estima precisar de US$ 15 milhões para enfrentar a nova emergência, dos quais US$ 1,5 milhão já foram mobilizados. Tedros apelou aos doadores para financiarem o restante do plano de resposta.
Em maio de 2023, a OMS havia retirado a Mpox do status de emergência, decisão que se seguiu ao rebaixamento da pandemia de covid-19. No entanto, a entidade alertou que o fim da emergência não significava o fim dos desafios em saúde pública representados pela doença, que continua exigindo uma resposta robusta e sustentável.
A Mpox é uma doença zoonótica viral que pode ser transmitida a humanos por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas e materiais contaminados. Os sintomas incluem erupções cutâneas, linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza. As lesões podem ocorrer em várias partes do corpo, incluindo rosto, mãos, pés, boca, olhos, órgãos genitais e ânus.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online