A Fecomércio-RS enviou nesta segunda-feira um pedido de apoio ao Ministro-Chefe da Casa Civil do Governo Federal, Rui Costa, para facilitar o acesso de empresas gaúchas aos programas criados para mitigar os efeitos econômicos das enchentes. A entidade chama atenção ao fato de que empreendedores afetados pela tragédia climática estão tendo dificuldades para acessar programas, como as linhas de crédito específicas, por não estarem enquadrados dentro dos limites oficiais da mancha de inundação. Além disso, há casos em que, mesmo situadas dentro da mancha, as empresas não conseguem acessar os benefícios devido a problemas cadastrais.
"As medidas anunciadas pelo governo federal são de extrema importância para a sobrevivência destes empreendimentos e a manutenção dos empregos. É por isso que solicitamos apoio ao ministro de maneira a garantir esse acesso de forma mais célere, reduzindo entraves burocráticos e aperfeiçoando os critérios para identificação das empresas atingidas", comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
A entidade apresentou como sugestão a possibilidade de os empresários acessarem os benefícios mediante uma autodeclaração de perdas, com comprovação de fotos e vídeos, sujeita a auditoria posterior. "Ficamos na expectativa de que a Casa Civil possa articular com os demais órgãos ações para facilitar as condições para o acesso ao apoio", finalizou Bohn.
As dificuldades enfrentadas pelos empresários gaúchos em acessar os programas de mitigação são uma preocupação urgente, e a Fecomércio-RS espera que o apoio do governo federal possa agilizar e simplificar esse processo, garantindo que os recursos cheguem rapidamente às empresas que mais precisam.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper