Os preços do trigo registraram um aumento considerável em julho, especialmente no Rio Grande do Sul, que alcançou a maior média mensal desde dezembro de 2022. Dados ajustados pelo IGP-DI de junho de 2024 do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) revelam que o preço médio do trigo no estado foi de R$ 1.468,41 por tonelada em julho, representando um aumento de 3,3% em relação a junho e de 8,3% em comparação com julho de 2023, em termos reais.
Pesquisadores do Cepea atribuem essa alta ao baixo excedente de trigo de boa qualidade e à menor umidade do solo durante grande parte do mês. No entanto, as chuvas nas áreas produtoras do estado interromperam o movimento ascendente dos preços na última semana de julho, mostrando como as condições climáticas continuam a influenciar diretamente o mercado.
O mercado de trigo no Rio Grande do Sul continua observando atentamente as condições climáticas e suas implicações para o desenvolvimento das lavouras. O equilíbrio entre oferta e demanda se mantém como um fator crucial para os preços futuros, e a expectativa é que as condições climáticas das próximas semanas influenciem diretamente na continuidade ou reversão das tendências de preço do cereal.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper