Neste domingo, 04/08, o Grêmio alcançou sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro ao vencer o Athletico-PR por 2 a 0, na Ligga Arena. Com uma formação reserva, o Tricolor teve uma atuação sólida e garantiu os gols ainda no primeiro tempo, marcados por Gustavo Martins e Monsalve.
O resultado momentaneamente eleva o Grêmio para a 15ª colocação, fora da zona de rebaixamento, com 21 pontos. Na próxima quarta-feira (7), o time enfrentará o Corinthians no Couto Pereira, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
O Grêmio mostrou superioridade desde o início da partida. Monsalve teve a primeira chance de gol, mas seu chute foi bloqueado. Aos 10 minutos, após um passe de Fábio, o colombiano sofreu falta na entrada da área. Edenilson cobrou a falta e exigiu uma boa defesa de Léo Linck, mas Gustavo Martins aproveitou o rebote para abrir o placar.
Logo em seguida, aos 19 minutos, o Grêmio ampliou a vantagem. Léo Linck teve um erro ao tentar recuar a bola, e Monsalve aproveitou a falha para marcar o segundo gol.
O Athletico-PR teve dificuldades em criar chances claras durante o jogo. Nikão tentou um chute de fora da área aos 27 minutos, mas Rafael Cabral fez a defesa com tranquilidade. O Grêmio ainda teve um gol de Monsalve anulado por falta e uma boa chance com Christian, que chutou por cima do gol.
No segundo tempo, o Athletico-PR tentou pressionar com mudanças ofensivas, mas não conseguiu superar a defesa do Grêmio. Cuello e Pablo tiveram oportunidades de longe, mas sem sucesso. O Grêmio se manteve bem postado defensivamente e explorou os contra-ataques.
Aos 36 minutos, Edenilson cobrou uma falta que bateu na trave, e Du Queiroz marcou na sobra, porém o gol foi anulado por impedimento. Apesar da pressão final do Athletico-PR, o Grêmio conseguiu manter o controle e garantir a vitória. O time agora se prepara para o confronto crucial contra o Corinthians na Copa do Brasil.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper