Offline
"Canto ao Payador" é a grande vencedora da 44ª Coxilha Nativista
CULTURA
Publicado em 04/08/2024
Nas primeiras horas da manhã deste domingo, 04 de agosto, foram anunciadas as canções vencedoras da 44ª Coxilha Nativista. O evento, que celebra a música nativista gaúcha, premiou talentos de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
O primeiro lugar, Troféu Erico Verissimo, foi para "Canto ao Payador", uma milonga composta por Henrique Fernandes e João Paulo Deckert, representando Passo Fundo e Panambi. A interpretação ficou a cargo de João Paulo Deckert e Nando Soares, que conquistaram o público e os jurados com sua performance marcante.
O segundo lugar, Troféu Capitão Rodrigo, foi conquistado pela milonga "Talvez", de Adair Rubin de Freitas e Juliano Moreno Rodrigues, representando Santana do Livramento. Juliano Moreno, intérprete da canção, também recebeu o prêmio de Melhor Arranjo.
O terceiro lugar, Troféu Ana Terra, ficou com "A Página em Branco no Livro de Ausência", um chamamé de Rômulo Chaves e Nilton Ferreira, representando Palmeira das Missões. Nilton Ferreira foi ainda premiado como Melhor Intérprete.
A música mais popular foi "Cruz Alta, Meu Pago Santo", uma chamarra composta e interpretada por Márcio Correa, representando Cruz Alta.
Outros prêmios importantes foram:
Melhor Indumentária: Vanderlei Batista por "O Progresso na Campanha".
Melhor Melodia: "Mais um Dia na Terra", uma milonga de Carlos Omar Villela Gomes e Émerson Martins Pereira, interpretada por Émerson Martins e Lú Schiavo.
Melhor Letra: "Pare pra Pensar", uma milonga de Chico Saga e Mario Tressoldi, interpretada por Robledo Martins e o Grupo Chão de Areia.
Melhor Instrumentista: Tiago Ribas pela composição "Relógio de Areia".
Melhor Tema Alusivo: "Canto de Tropa e Tropeiro", um maçambique de Igor Silveira e Arison Martins, interpretada por Flávio Hansen e Arison & Émerson Martins.
Melhor Conjunto Vocal: "Ameríndio", um rasguido de Adão Quevedo e José Éverson da Silveira, interpretada por Alex Moreira, Robledo Martins e Everson Maré.
A 44ª Coxilha Nativista reafirmou a diversidade e a riqueza da música nativista do Rio Grande do Sul, premiando canções que celebram a cultura e as tradições gaúchas. O evento cultural atraiu centenas de pessoas de diversas cidades do Estado, movimentando o comércio local, a rede hoteleira e fomentando a gastronomia do município.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!