Offline
Operação Taquari II é encerrada em Pelotas após três meses de enfrentamento às enchentes
NOTICIAS
Publicado em 01/08/2024
Nesta semana, Pelotas encerrou a Operação Taquari II, uma iniciativa voltada ao enfrentamento da enchente que atingiu o Estado em maio deste ano. A solenidade de encerramento, que contou com a presença de autoridades civis e militares, ocorreu na sede do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), no bairro Fragata.
 
A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, agradeceu o trabalho e a cooperação desenvolvidos durante os três meses de duração da Operação na cidade. "O exército auxiliou vários municípios que foram atingidos pelas cheias durante o mês de maio. A grande atuação do 9º Batalhão, do Exército Brasileiro e de tantas pessoas e instituições que se envolveram e se integraram no trabalho resultou na preservação de várias vidas", afirmou.
 
Diversas medidas emergenciais foram desenvolvidas na Operação Taquari II, entre elas a evacuação de áreas atingidas, o transporte de pessoas em situação de risco, o apoio logístico aos hospitais e o suporte aos abrigos, além da instalação da Sala de Situação. Durante esse período, atividades de busca, resgate e salvamento de pessoas e animais, suporte logístico, distribuição de suprimentos, donativos, medicamentos, e reconstrução e auxílio à estrutura pública foram realizadas.
 
A operação distribuiu centenas de toneladas de refeições, mantimentos e medicamentos, milhares de litros de água potável para hospitais, abrigos e pessoas isoladas, e recolheu milhares de metros cúbicos de entulhos das estradas e ruas, permitindo o fluxo de pessoas, bens e serviços. Foram entregues à sociedade gaúcha 25 escolas e seis unidades de saúde que sofreram reparos e foram limpas. Mais de 38 mil atendimentos de saúde e diversas ações cívico-sociais também foram realizados.
 
Mais de dois mil militares se revezaram na linha de frente, mantendo ininterrupto o suporte às demandas advindas da tragédia climática sem precedentes. A 8ª Brigada de Infantaria Motorizada demonstrou, ao longo desses três meses, sua ampla capacidade de atuação frente ao desastre ambiental, cumprindo as mais variadas missões.
 
Ainda há locais no Estado onde a Operação Taquari continua. A operação encerrou a participação da 6ª DE na região onde possui gerenciamento, como na 8ª Brigada na Região Sul (Pelotas, Rio Grande, São José do Norte) e na região central (São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Canoas e Porto Alegre).

 

Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online