Offline
44ª Coxilha Nativista homenageia Ivonir Machado com troféu em seu nome
CULTURA
Publicado em 27/07/2024
Com o objetivo de homenagear o músico cruzaltense Ivonir Machado, que levou o nome de Cruz Alta para diversos locais do País, a 44ª Coxilha Nativista fará uma homenagem especial durante o festival. Em reconhecimento à popularidade e importância do músico, o troféu da Música Mais Popular levará seu nome.
Ivonir Machado, falecido em 2023 aos 63 anos, teve uma longa e significativa trajetória na música. Inicialmente com "Os Machadinhos" e posteriormente com "Garotos de Ouro", Ivonir deixou uma marca indelével na música tradicionalista gaúcha.
A contribuição de Ivonir para a Coxilha Nativista foi fundamental, tanto no festival quanto no Baile da Coxilha. Junto com seu irmão Airton Machado, Ivonir fundou, em Cruz Alta (RS), o grupo Garotos de Ouro, que se destacou com sucessos como "Vuco-Vuco" e "Me dá um beijo".
A ligação de Ivonir com a música vem de família. Sua mãe, Cristina Machado, era gaiteira e animava bailes na região de Cruz Alta, onde a família morava. Durante a infância, Ivonir e seu irmão Airton ficaram conhecidos como "Irmãos Machadinho".
A homenagem na 44ª Coxilha Nativista é um tributo merecido a um músico que tanto contribuiu para a cultura musical do Rio Grande do Sul e que continua a ser uma inspiração para muitos artistas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online