Para comemorar os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã ao Rio Grande do Sul, em 25 de julho de 1824, a Comissão Oficial do Bicentenário organizou uma série de eventos por todo o Estado. A programação, que inclui atividades culturais, gastronômicas e esportivas durante todo o ano, foi ajustada devido à situação de calamidade pública, destacando a resiliência dos primeiros colonos. Um dos pontos altos é o concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), ligado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), marcado para o dia 26 de julho.
Os eventos do calendário oficial, promovidos por instituições e entidades públicas e privadas de vários municípios, celebram o intercâmbio cultural e o legado da imigração alemã no Rio Grande do Sul.
Rafael Gessinger, presidente da Comissão do Bicentenário e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), afirmou que “o Bicentenário foi ressignificado pela enchente e a programação versátil tem emocionado as pessoas, mostrando a profunda relação afetiva que a população tem com o legado dos imigrantes e sua experiência de fé, trabalho e esperança”.
Segundo Gessinger, a imigração alemã teve um papel crucial na formação cultural, econômica e social do Estado. Ele ressaltou que os imigrantes alemães e seus descendentes contribuíram significativamente para o desenvolvimento da agricultura, da indústria e da cultura do Rio Grande do Sul.
“As comemorações do Bicentenário da Imigração representam uma oportunidade para reconhecer e celebrar essas contribuições, promovendo a integração e o respeito às diversas culturas que compõem a sociedade gaúcha”, destacou.
Instituída pelo governador Eduardo Leite através do Decreto 57.020/2023, a Comissão Oficial do Bicentenário reúne diversas Secretarias de Estado, representantes de universidades e outras instituições ligadas ao tema da imigração. Dividido em onze subcomissões, o grupo debate temas como Cidadania e Direitos Humanos, Ciência e Inovação, Desenvolvimento Econômico, Escolas, Exposições, Fé e Ações Sociais, Folclore, História da Imigração Alemã, Língua Alemã, Turismo e Esporte. A iniciativa visa fortalecer a identidade cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil, promovendo um legado de integração e diversidade cultural.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper