Offline
Eleições Municipais de 2024: Mesários começam a ser convocados
09/07/2024 14:46 em NOTICIAS
Os mesários que vão trabalhar nas eleições municipais de 2024 começaram a ser convocados nesta terça-feira (9). Responsáveis por receber os eleitores no dia das eleições, colher as assinaturas e liberar as urnas eletrônicas para que as pessoas possam votar, os mesários podem ser voluntários ou convocados pela Justiça Eleitoral.
 
Para saber se você foi nomeado para trabalhar como mesário, é preciso entrar em contato com o cartório eleitoral em que você está inscrito. Para encontrar o site ou o telefone do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado, você pode acessar o site da Justiça Eleitoral. Listas com os nomeados também serão divulgadas nos sites dos tribunais eleitorais regionais. Além disso, caso o voluntário tenha acesso ao Canal do Mesário, ele pode ser avisado da nomeação por e-mail.
 
De 9 de julho a 7 de agosto, será publicado edital com os nomes das pessoas que constituirão as mesas receptoras de votos, ou seja, os mesários. Caso o cidadão queira trabalhar como mesário, é possível tentar se inscrever pelo aplicativo e-Título e entrar em contato com o cartório eleitoral do qual o eleitor está registrado. O cartório — por meio de um juiz eleitoral — vai analisar a ficha de inscrição e verificar se ainda existem vagas disponíveis na seção eleitoral do inscrito ou em algum local próximo.
 
Eleitores maiores de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral podem se voluntariar ou ser convocados para trabalhar como mesários. Se já fui mesário, posso ser chamado de novo? Sim. Em tese, não há previsão legal para a quantidade de vezes que alguém seja mesário. Depende de cada juiz eleitoral responsável pela análise dos pedidos de dispensa e substituição.
Benefícios de Ser Mesário Voluntário
 
Apesar do trabalho não ser remunerado, quem for nomeado para atuar como mesário este ano conta com alguns benefícios:
 
* Mesários têm dois dias de folgas no serviço sem a perda do salário;
* Os voluntários também têm direito ao auxílio-alimentação de R$ 60 no dia das eleições;
* Outro benefício de participar como mesário é o possível fator de desempate em concursos públicos, caso essa modalidade esteja prevista no edital;
* Ainda em relação aos concursos, mesários também têm direito à isenção na taxa de inscrição, caso eles sejam estaduais;
* Além disso, o trabalho pode servir horas complementares para cursos universitários.

 

Com informações: Jornalista Fernando Kopper
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!