Offline
Alerta de geada até setembro no Rio Grande do Sul preocupa agricultores
AGRO
Publicado em 08/07/2024
O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Rio Grande do Sul (Copaaergs) emitiu um alerta preocupante para os agricultores gaúchos: a possibilidade de ocorrência de geadas persistirá até setembro, incluindo o risco de geada tardia, altamente prejudicial para as lavouras de trigo, canola, aveia e cevada.
 
Segundo o Boletim de Informações nº 70, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação e Produção Sustentável (Seapi), há uma maior probabilidade de geadas em todo o estado ao longo do trimestre, especialmente em julho, agosto e setembro. Os agrometeorologistas alertam que as temperaturas abaixo do normal, associadas à evolução do fenômeno La Niña, serão frequentes, podendo afetar a fase de floração das culturas.
 
"As anomalias de temperatura devem ficar ligeiramente abaixo do normal no Sul e Oeste do estado", destacou o Copaaergs. Por outro lado, são esperadas temperaturas acima da média no Extremo Nordeste gaúcho.
 
Além das condições térmicas, o boletim também menciona um padrão de chuvas acima da média para julho e agosto, especialmente nas regiões Norte e Centro-Leste do estado. A faixa Nordeste, por sua vez, pode enfrentar precipitações volumosas.
Para setembro, as previsões apontam chuvas dentro da média na maioria das regiões do RS, porém com possibilidade de ocorrências irregulares e intensas em áreas localizadas. Este cenário requer atenção dos produtores, pois chuvas excessivas ou mal distribuídas podem impactar negativamente na produtividade agrícola.

 

Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!