Offline
Em cerimônia emocionante, Exército entrega escola revitalizada na zona Norte de Porto Alegre
NOTICIAS
Publicado em 05/07/2024
Mais de dois meses após a enchente que devastou o bairro Humaitá, na zona Norte de Porto Alegre, o Instituto de Educação Infantil Vitória está pronto para retomar as atividades. No auge do dilúvio, a creche foi invadida por mais de dois metros de água e, desde então, permaneceu fechada. Nesta sexta-feira, após ficar inoperante por 62 dias, uma cerimônia com a presença de pais, alunos e autoridades marcou a reabertura da instituição.
 
A revitalização da escola é fruto do empenho do Exército Brasileiro, que já recuperou cerca de 130 instituições de ensino atingidas por chuvas e enchentes no estado. Foram os militares da Operação Taquari 2 que realizaram ações de limpeza e reestruturação das áreas da creche. Nesta manhã, a comunidade pôde conferir o resultado do árduo trabalho dos soldados, que durante semanas se dedicaram até concluir a missão.
 
O instituto também recebeu duas toneladas de doações para as famílias da escola, incluindo cestas básicas, itens de higiene pessoal e roupas, além de brinquedos e doces para as crianças. Os alunos da creche receberam cartinhas escritas por estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, cujas mensagens foram transportadas pela Força Aérea Brasileira até o Rio Grande do Sul.
 
"No momento de desamparo, nós tivemos o privilégio de receber a ajuda dos anjos do Exército Brasileiro. Eles limparam a lama, retiraram entulhos e iluminaram a nossa escola. Ganhamos a esperança de recomeço, graças aos militares enviados por Deus”, afirmou emocionada Sandra Noeli Ferreira, diretora do Instituto de Educação Infantil Vitória.
 
Outro que se emocionou durante a solenidade foi o comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento. O oficial relembrou que a escola infantil atende 160 crianças, ao longo de 12 horas de serviço todos os dias, e ficou com a voz embargada ao recordar o clamor dos pais dos alunos pela reabertura do estabelecimento.
 
"Há cerca de 30 dias, a diretora me disse que estava sendo pressionada pelos pais, que precisavam voltar ao trabalho e não tinham onde deixar os filhos. Agora a escola vai reabrir, e o Exército agradece a oportunidade de mostrar esse trabalho à população. Aquele soldado que hoje está em forma, no passado poderia ter sido um aluno, porque todos nós fazemos parte da mesma sociedade”, destacou o general Hertz.
 
O vereador Alvoni Medina (Republicanos), morador do bairro Humaitá e um dos apoiadores da iniciativa, relembrou as dificuldades enfrentadas pela população durante a enchente na zona Norte da Capital. Por conta da catástrofe, o parlamentar chegou a ficar um mês fora de casa.
 
"Foi emocionante ver o empenho do Exército em resgatar a escola. Graças aos militares, os pais vão poder retornar ao trabalho e terão um local seguro para deixar os filhos. Em um momento tão difícil, onde as famílias perderam tudo, isso é algo fundamental”, disse Alvoni Medina.

 

Com informações: jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online