Offline
Sessão Ordinária em Espumoso discute abertura de crédito e problemas causados pelas chuvas
POLITICA
Publicado em 03/07/2024

Na última segunda-feira, 01 de julho, ocorreu no Plenário Agostinho Somavilla, em Espumoso, mais uma Sessão Ordinária sob a presidência de Anderson Cavali. A sessão, iniciada às 18h15, contou com a presença dos vereadores Anderson Cavali, Dirceu Salvador da Silva Vieira, Joacir Carmo Sonda, José Carlos Mehring, Leandro Keller Colleraus, Natália Strelow, Jadir José de Oliveira e Leonardo Comin.

Durante a sessão, foram abordados os seguintes tópicos:

  1. Ata da 3201ª Sessão Ordinária do 17º Período de 2024: Sessão Ordinária realizada no dia 24 de junho de 2024. Aprovada por unanimidade.
  2. Resolução de Mesa nº 10/2024: Autoriza a abertura de crédito adicional especial por redução de rubrica e dá outras providências. Lida na sessão.
  3. Indicação n° 0017/2024 (Leonardo Comin): Dispõe sobre a cessão onerosa do direito de nomear estabelecimentos, instalações, equipamentos, edificações, espaços ou eventos públicos na cidade de Espumoso. Lida na sessão.
  4. Requerimento n° 0006/2024 (Leonardo Comin): Envio de ofício à Corsan-Aegea para verificação do odor de esgoto nos bairros ao entorno da estação de tratamento. Aprovado por unanimidade.

A sessão também contou com a participação do convidado Roberto Carlos Iopp, que solicitou o uso da palavra para discutir as ações do Governo Federal em resposta à crise climática em Fontoura Xavier/RS. Iopp destacou que dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 471 decretaram estado de emergência devido às chuvas, e 96 destes decretaram estado de calamidade pública. Ele ressaltou a gravidade dos impactos econômicos e sociais causados pelas chuvas, incluindo a destruição de infraestruturas e a perda significativa na produção agrícola.

Iopp apresentou um detalhado relato sobre as medidas anunciadas pelo Governo Federal para mitigar os danos, incluindo o Auxílio Reconstrução, adiamento do Bolsa Família, e a antecipação da restituição do imposto de renda. Ele enfatizou a necessidade de verificar se as políticas públicas estão efetivamente alcançando as pessoas afetadas em Espumoso.

"A gente quer saber se aqui em Espumoso as empresas têm esse acesso, porque tem juros de 2, 4 e 6% ao ano. Linha especial de crédito, 30 bilhões para pequenas empresas e 6 bilhões para pequenas empresas. Linha de crédito de 4 bilhões para agricultura familiar e de porte médio. Prorrogação de recolhimento de tributos federais até três meses para pessoas físicas e jurídicas", afirmou Iopp.

A sessão foi concluída com um apelo aos vereadores para que façam um trabalho de acompanhamento e verificação da implementação das medidas federais no município. Iopp agradeceu pelo espaço e parabenizou a Câmara Municipal pela condução dos trabalhos.

"Quem ganha com isso é a sociedade", destacou Iopp, ressaltando a importância do esforço conjunto para garantir que os recursos e políticas cheguem a quem realmente necessita.

Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comentários
Comentário enviado com sucesso!