Na última segunda-feira, 01/07, às 17h30, um morador de Cruz Alta foi vítima de um golpe de estelionato envolvendo um falso cartório.
A vítima, ao se deslocar até Cruz Alta para regularizar pendências junto ao Cartório de Protestos, descobriu que o cartório havia mudado de endereço. Buscando o novo endereço, recorreu aos contatos armazenados em um aplicativo de mensagens, onde havia trocado mensagens anteriormente com o cartório, sem saber que o número era falso.
Na tentativa de obter informações para o pagamento dos protestos, a vítima enviou uma mensagem para o suposto número do cartório e foi instruída a realizar o pagamento via Pix. Após efetuar o pagamento, foi informado que cada protesto possuía o valor pago, necessitando, portanto, de um novo pagamento para quitar ambos. Sem ter o valor adicional, a vítima tentou negociar um parcelamento e solicitou a carta de anuência referente ao protesto pago, que não foi enviada.
Posteriormente, ao encontrar-se por acaso com uma funcionária do Cartório de Protestos, a vítima foi informada de que havia caído em um golpe, uma vez que o cartório opera somente com o número de telefone fixo.
A ocorrência foi registrada na 1ª Delegacia de Polícia de Cruz Alta, onde o caso será investigado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper