A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou na última terça-feira (02) o Projeto de Lei número 104/2024, que renomeia a Rua B do Loteamento Vederti III para Rua Fernando Schardong (Fernando Doesse). A proposta, de autoria da vereadora Sueli Suttili (PSD), recebeu votação unânime dos 19 parlamentares presentes em duas sessões realizadas nos dias 1º e 2 de julho de 2024. O projeto aguarda sanção do prefeito João Rodrigues (PSD), prevista para esta semana.
Fernando Schardong, conhecido como Fernando Doesse, nasceu em 4 de julho de 1968, em Ibirubá, Rio Grande do Sul. Ele iniciou sua carreira na Rádio CBS FM e Rádio Ibirubá. Em 1988, casou-se com Marla Ivana Meinen Schardong e teve duas filhas, Emanuele e Monique. Em 2005, a família mudou-se para Chapecó, onde Fernando começou a trabalhar na Rádio Chapecó 1330.
Dedicado à sua profissão de radialista, jornalista e narrador de futebol, Fernando teve uma carreira de destaque. Em 1995, ele narrou a final do Mundial de Clubes entre Grêmio e Ajax, em Tóquio. Em 2011, foi reconhecido como um dos três melhores narradores de Santa Catarina pelo Prêmio ACAERT, e em 2012, venceu o Troféu Microfone de Ouro da ACAERT como melhor narrador de Santa Catarina.
Na Rádio Chapecó, Fernando apresentava o programa “Sertão em Festa” de segunda a sexta-feira, coordenava a equipe de esportes e comandava o “Programa Debate Esportivo” diariamente. Ele narrou os jogos da Chapecoense em todo o Brasil, acompanhando todas as subidas de série do clube.
Fernando faleceu em 28 de novembro de 2016, em La Unión, Antioquia, Colômbia, no trágico acidente aéreo que vitimou jogadores, convidados, comissão técnica e jornalistas da Chapecoense. Ele deixou a esposa Marla Ivana, as filhas Emanuele e Monique, o neto Victor Schardong Di Sopra, sua mãe Terezinha Schardong, que atualmente reside em Chapecó, e o neto Caetano, nascido em 9 de setembro de 2017, dez meses após o acidente.
A homenagem com o nome de rua é um reconhecimento pelo legado de Fernando Doesse na história do jornalismo esportivo e sua dedicação à comunidade chapecoense.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Rádio Chapecó