Até a manhã de segunda-feira, 17 de junho, 19 municípios do Rio Grande do Sul reportaram à Defesa Civil Estadual danos causados por alagamentos, inundações e deslizamentos de terra ocorridos durante o último fim de semana.
Em São Luiz Gonzaga, cerca de 400 pessoas ficaram desalojadas, uma pessoa ficou ferida e aproximadamente 15 mil foram afetadas pelas intempéries. Na noite de domingo, a Defesa Civil Estadual já havia recebido a primeira carga de itens de ajuda humanitária, que serão distribuídos aos atingidos.
No distrito de Barra do Ouro, em Maquiné, duas mil pessoas ficaram ilhadas devido à interrupção da ERS 484 e da ERS 239. Em Dom Pedro de Alcântara, um movimento de massa causou o desmoronamento de uma comunidade religiosa. Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos.
Os demais municípios afetados, incluindo Arvorezinha, Bento Gonçalves, Boqueirão do Leão, Canela, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Coqueiro Baixo, Igrejinha, Mampituba, Pareci Novo, Parobé, Roca Sales, Rio Pardo, São Vendelino, Três Coroas e Vale Real, registraram chuvas intensas, alagamentos, inundações pontuais e destelhamentos. As regiões da Serra e Litoral Norte também enfrentaram pequenos movimentos de massa, mas sem grandes prejuízos.
As autoridades estão em alerta e continuam monitorando a situação, trabalhando para prestar assistência às comunidades afetadas e prevenir novos desastres.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper