Offline
Fernando Kopper é empossado como Acadêmico Correspondente Fundador da Academia Ibirubense de Letras
NOTICIAS
Publicado em 17/06/2024
Nem o clima chuvoso e frio foi capaz de atrapalhar a cerimônia de posse dos novos acadêmicos da Academia de Letras de Ibirubá. No último sábado, 15 de junho, o jornalista Fernando Kopper foi oficialmente empossado como Acadêmico Correspondente Fundador da Academia Ibirubense de Letras. O evento, realizado na Câmara Municipal de Ibirubá, reuniu autoridades, convidados e membros da comunidade literária local.
 
A fundação da Academia Ibirubense de Letras teve início com as conversas entre o bibliotecário Jorge Gonçalves Ferreira e a professora Julieta Wink Perussato, psicopedagoga e co-fundadora da Academia Cruz-Altense de Letras, que faleceu em 2021 devido à COVID-19. A ideia começou a ganhar forma quando Jorge Ferreira dialogou com apoiadores, incluindo gestores da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, além de profissionais da comunicação como Magda D'Amico Teixeira Pimentel e Fernando Kopper.
 
Quando Fernando Kopper retornou a Ibirubá em 2019, ele se reuniu com Jorge Ferreira para retomar a iniciativa. "Assim que cheguei em Ibirubá em 2019, visitei o Jorge e perguntei pra ele como estava o andamento da criação da Academia, pois já em 2014 falávamos sobre isso. Jorge então me informou que o projeto nunca havia saído do papel, então a partir de 2019 eu, como jornalista, fui abrindo espaço na imprensa para divulgação da criação da Academia. Juntamente com o Jorge, começamos a falar de boca em boca sobre esse projeto. Ao longo de 2020 e 2022 fomos convidados para várias entrevistas em rádios locais, e ali fomos divulgando o que iria acabar se tornando essa instituição”, relembra Kopper.
 
O esforço culminou na formalização da Academia Ibirubense de Letras em 26 de julho de 2022, durante uma reunião na Biblioteca Municipal Justino Guimarães Neto, presidida por Jorge Ferreira e com Fernando Kopper realizando a leitura da ATA de fundação. "Na noite do dia 26 de junho nos reunimos na biblioteca, e eu, como vice-presidente, realizei a leitura da Ata de Fundação. Ali dávamos os passos jurídicos necessários para a criação da entidade”, destacou Kopper.
 
Em agosto de 2022, Kopper mudou-se para Espumoso devido à sua profissão de jornalista, assumindo a categoria de Acadêmico Fundador Correspondente. Em 2023, a Academia lançou sua primeira Coletânea, destacando a história de sua criação e apresentando obras dos acadêmicos fundadores, reforçando seu papel na preservação e promoção da cultura em Ibirubá.
 
No último sábado, durante a cerimônia de posse, Fernando Kopper expressou sua satisfação ao ser reconhecido como Acadêmico Correspondente Fundador. "Esse reconhecimento foi de extrema satisfação pra mim, pois embora hoje todos colham o louro de fundadores, foi eu e o Jorge e mais um ou dois que estávamos batendo pernas, indo de rádio em rádio, correndo atrás de apoios para que esse projeto saísse do papel. Toda vez que nos encontrávamos na biblioteca, o assunto era o mesmo: 'como está o andamento da Academia'. Foi assim que essa instituição nasceu. Reconheço o esforço de todos, reconheço a importância de cada membro, mas mérito a quem é devido. Realmente, como membro fundador, eu espero que a Academia Ibirubense de Letras faça jus ao que sonhamos anos atrás, que seja um instrumento impulsionador para novos escritores, fomentando não somente a leitura, mas a cultura e a escrita, que essa querida instituição não se torne apenas uma instituição para exibição de togas adornadas em eventos pomposos”, explicou Kopper.
 
Durante a cerimônia, Roberto Silva de Oliveira, Viviane Kanitz Gentil, André Rodrigues da Silva e Regina Corazza Tiemann Scheffer foram empossados e diplomados como Acadêmicos Efetivos. Além de Kopper, os Acadêmicos Correspondentes empossados foram Jorge Luís Martins, Thágor Aruanã Balin Dorsdt, Angelita Hentges e Márcia Regina Mendes Delazeri.
Fernando Kopper é autor do livro "A História da Família Kopper no Brasil", obra vendida em cinco países: Brasil, Estados Unidos, Argentina, Costa Rica e Alemanha. Atualmente, ele está finalizando seu segundo livro, "Memórias de Um Jornalista", que está em fase de correção.

 

Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online