Na quinta-feira, 13/06, a Estação Rodoviária de Porto Alegre comemorou a retomada das viagens interestaduais, com cerca de 1,8 mil passagens vendidas até as 9h, segundo Jorge Rosa, gerente de operações da rodoviária. Há 46 anos no local, Rosa celebrou o retorno dos serviços com entusiasmo.
“O número de passagens vendidas é ótimo. Estamos voltando com força total e a tendência é que o fluxo de passageiros cresça ainda mais”, comemorou Rosa.
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou a importância deste momento para o Rio Grande do Sul: "Esta quinta-feira marca mais um importante momento na retomada do Rio Grande do Sul. O restabelecimento das viagens interestaduais saindo da Estação Rodoviária de Porto Alegre é fundamental para que nossa logística e o deslocamento dos gaúchos sigam retornando à normalidade."
De acordo com Luciana Azevedo, diretora de Transportes Rodoviários do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os embarques interestaduais ocorrerão até as 21h. Após esse horário, as viagens partirão de Osório. O terminal, que opera das 6h às 21h, ainda não está funcionando em sua totalidade devido à enchente que afetou o local.
As operações de embarque e desembarque são realizadas nos 18 boxes da área de desembarque intermunicipal (do boxe 55 ao 72), que também conta com locais para a venda de passagens, áreas de espera e banheiros. Os bilhetes podem ser comprados nos sites das empresas.
O retorno das viagens interestaduais é o segundo movimento de reabertura da rodoviária, que reiniciou as viagens intermunicipais em 7 de junho, após mais de um mês de fechamento devido à enchente. Apesar da reabertura, o fornecimento de energia elétrica ainda não foi totalmente restabelecido, mantendo fechadas as 70 lojas do terminal. O prejuízo estimado para o comércio local é de cerca de R$ 11,5 milhões.
A expectativa é que o número de horários e rotas disponíveis aumente gradativamente. Para verificar a disponibilidade de horários e comprar bilhetes, os passageiros devem acessar os sites das empresas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper