A Polícia Federal (PF) iniciou na tarde desta quarta-feira, 12/06, um inquérito policial para apurar possíveis irregularidades no leilão promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a compra de arroz importado. A investigação foi instaurada após a PF receber um ofício da presidência da Conab, solicitando a verificação da regularidade do processo licitatório, devido a denúncias sobre a participação de empresas sem histórico no mercado de cereais que teriam vencido o certame.
O leilão em questão ocorreu na última quinta-feira (6), quando a Conab realizou a tentativa de adquirir 263,3 mil toneladas de arroz importado, com a meta de comprar até 300 mil toneladas para conter os impactos da alta de preços causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Este estado é responsável por 70% da produção nacional do grão.
A decisão de anular o leilão foi tomada pelo governo federal na terça-feira (11), após serem identificadas fragilidades nas empresas que ganharam os lotes. Uma análise de dados revelou que companhias sem histórico de atuação no mercado de cereais participaram do processo licitatório e foram contempladas com a compra dos lotes.
O inquérito da PF seguirá em sigilo para apurar todas as circunstâncias que envolveram o leilão contestado e investigar as empresas envolvidas, visando esclarecer se houve irregularidades e garantir a transparência e a legalidade nos processos de compras governamentais.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper