Produtores rurais do Rio Grande do Sul ganharam um prazo extra para realizar a Declaração Anual de Rebanho de 2024. A medida, oficializada pela Instrução Normativa nº 15/2024 e publicada no Diário Oficial do Estado, estende o prazo até 31 de julho. A prorrogação foi necessária devido às interrupções nos sistemas da Procergs causadas pelas fortes chuvas em maio, que afetaram o Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), utilizado para a declaração.
Desde o ano passado, a declaração pode ser feita de forma online pelo sistema Produtor Online, com orientações detalhadas disponíveis para facilitar o preenchimento. Produtores também têm a opção de utilizar formulários em PDF ou realizar a declaração presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, com o suporte dos servidores da Seapi.
A Declaração Anual de Rebanho é um requisito sanitário obrigatório para todos os produtores que possuem animais no estado. Os formulários incluem informações sobre a propriedade, identificação do produtor e detalhes específicos para cada espécie animal criada, como bovinos, suínos, aves, equinos, peixes e abelhas.
Em 2023, a adesão à declaração alcançou 84,19%, demonstrando a importância e a participação ativa dos produtores rurais no processo de controle sanitário e gestão de seus rebanhos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper