A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou que a 44ª Coxilha Nativista, o maior festival nativista do Estado, será lançada na próxima terça-feira, 11 de junho. A solenidade está marcada para as 19h, na Casa de Cultura Justino Martins.
No evento de lançamento, serão divulgadas a programação geral do festival, o período de inscrições para a fase local da Coxilha Piá, as datas de triagem da Coxilha Nativista e Local, e a data de anúncio das músicas classificadas. O evento será direcionado às autoridades, comunidade nativista e imprensa local.
O festival é um momento anual de destaque, trazendo grandes nomes da música nativista ao palco da Coxilha e permitindo que Cruz Alta mergulhe na essência da música regionalista. A Coxilha Nativista de 2024 está prevista para ocorrer na última semana de julho, de 30 de julho a 3 de agosto, no Ginásio Municipal de Esportes.
A Coxilha Nativista de Cruz Alta é um dos festivais de música nativa mais importantes e tradicionais do Sul do Brasil. Desde sua primeira edição em 1981, o festival se consolidou como um evento de destaque no cenário do cancioneiro rio-grandense, ocorrendo ininterruptamente todos os anos. Este sucesso é fruto do esforço da comunidade da Terra de Erico Verissimo, que, a cada edição, solidifica a imagem deste grande festival.
Ao longo dos anos, a Coxilha Nativista deixou um legado significativo, com cerca de seiscentas composições que se tornaram clássicos da música rio-grandense, incluindo "Bailanta do Tio Flor", "Uma Tarde no Corredor", "Batendo Água", "Tropa Ponta Cortada" e "Terra Saudade" (Hino Nativista de Cruz Alta).
Com informações: Jornalista Fernando Kopper